A primeira literatura adventista enviada ao Brasil não foi em língua alemã

A primeira literatura adventista enviada ao Brasil não foi em língua alemã

Por Diego Rocha

 

 

Stimme der Wahrheit (Voz da Verdade) foi o primeiro periódico em língua alemã a ser publicado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sua primeira edição foi lançada na primeira semana de julho de 1879 em Battle Creek, contendo “os melhores artigos sobre o sábado, profecias e os principais aspectos da nossa fé” (RH18790703-V54-02).

Conforme outros pesquisadores já indicaram, a melhor estimativa que temos até o momento é que as primeiras revistas Stimme tenham chegado a Santa Catarina em 1880. O relato a seguir evidencia que literatura adventista foi enviada ao Brasil em 1878 e não pode ter sido em alemão, uma vez que não havia publicação no idioma alemão à esta época.

 

Publicações adventistas enviadas ao Brasil em 1878

 

              Trecho da carta de William Ings enviada à Sociedade Missionária de Battle Creek e publicada na Review em 11 de julho de 1878:

 

“Cheguei a Southampton [Inglaterra] em 23 de maio. (...) Southampton é um porto muito popular. Navios partem deste local para todas as partes do mundo. Eu coloquei algumas de nossas publicações a bordo de um navio indo ao Brasil, também em um indo para as Índias [Caribe], recebendo a promessa de que tais publicações circularão entre os nativos”.

             

Certamente podemos fazer muitas perguntas a partir deste texto, tais como:

Que publicação foi enviada e em que idioma? Chegou de fato ao Brasil e foi distribuída entre os moradores como prometido? Se sim, chegou em que cidade(s)? Gerou interesses e comunicações com Battle Creek? Provavelmente nunca teremos respostas a todas essas perguntas antes da eternidade.

              O relato de Ings de 1878 é a primeira menção de que se tem notícia a respeito de literatura da Iasd sendo enviada ao Brasil.

 

Signs of the Times, uma possibilidade

 

              O relato a seguir publicado em Junho de 1880 talvez possa apresentar uma pista com relação à literatura enviada em 1878. Aparentemente, a revista Signs of the Times já circulava nesse período entre os portos através do “ministério dos navios”.

“Um modormo em um dos navios a vapor destinados ao Brasil estava tão agradecido com uma cópia do Signs, a qual ele obteve de um outro barco, que ele desejou ajudar nosso trabalho e nos deu cinquenta centavos. Ele prometeu espalhar as publicações que eu lhe dei da forma mais eficiente possivel nos diferentes portos por onde passaria” (RH18800603-V55-23).

 

              Uma outra possibilidade seria a Review and Herald, principal meio de comunicação da igreja. De todo modo, a referida literatura enviada em 1878 foi muito provavelmente escrita na lingua inglesa.

 

O “Ministério dos Navios”

 

Essa estratégia missionária se iniciou em Southampton, Inglaterra e consistia basicamente de visitas a navios com diferentes destinos internacionais, onde se deixava literatura adventista com os funcionários do navio para que estes a distribuíssem aos nativos dos países em que desembarcavam. Sobre esse ministério, Ings comenta: “O trabalho em navios é diferente do trabalho na terra, pois os resultados não podem ser totalmente conhecidos nesta vida. Muitos, até onde sei, têm sido beneficiados ao ler nosso material e isso me estimula a continuar trabalhando” (RH18810503-V57-18).

O Brasil aparece diversas vezes nos relatórios do “ministério dos navios” de Ings e outros. Abaixo cito mais dois exemplos:

“O mordomo de um navio com destino aos Brasis [aparece no plural – talvez em referência a mais de um porto brasileiro] deu as revistas e folhetos aos nativos daquele país e não teve o suficiente para atender a demanda” (RH18800805-V56-07).

“Talvez seja de interesse saber para onde nossas publicações foram enviadas neste trimestre (Abril-Junho de1881)...” A seguir é apresentada uma longa lista de países e localidades dentre os quais aparecem “Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro” (RH18810726-V58-05).

 

Royal Mail Steam Packet Company

 

A Royal Mail Steam Packet (RMSPC) foi uma empresa britânica de correios e encomendas, fundada em 1839 em Londres. Era a principal forma de envio de  mercadorias entre Brasil e Europa em 1878.

Na imagem abaixo, retirada de um periódico publicado em inglês no Rio de Janeiro em 1878, temos os nomes de três embarcações da RMSPC com seus respectivos roteiros de viagem, Neva, Elbe e Mondego. Neva e Mondego com destino a Southampton com paradas na Bahia e Pernambuco. Possivelmente as primeiras revistas adventistas em inglês e/ou alemão a chegarem ao Brasil vieram à bordo do Mondego ou Neva.

 

 

Primeiras publicações em idioma alemão

 

Stimme de Wahrheit – lançado na primeira semana de Julho de 1879  em Battle Creek (RH18790703-V54-02, ST18790807-V05-30).

Herold der Wahrheit – lançado em 1884 na Suiça (YB1886, RH18840304-V61-10, HSFM1886).

Cristlicher Hausfreund – lançado em fevereiro de 1891, em Battle Creek (RH18910203-V68-05).

            Até onde tive acesso, estas foram as três primeiras publicações da igreja Adventista no idioma alemão, todas posteriores a 1878. Que o futuro traga mais informaçõe a respeito do referido envio de Ings.

 

Feliz ano novo!

 

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.